segunda-feira, abril 23, 2007

por outras palavras


eu gosto destas coisas. conversar. tocar e cantar um bocado a propósito da conversa. ouvir com atenção quem me entrevista à espera das perguntas que me vão surpreender, que me vão obrigar a questionar-me também, procurar outro ângulo, tentar explicar-me melhor. quem me entrevistou no auditório da Biblioteca de Paços de Ferreira foi o Tito Couto. ou melhor, quem conversou comigo. o Tito já tinha imenso a seu favor antes mesmo de o conhecer. é amigo de amigos que sabem o que vale uma boa conversa (o Artur Silva, o Jorge Reis-Sá ), que sabem como as palavras fazem caminhos, como podem ser uma espécie de mapas de pensamentos e de emoções. mapas que levam para dentro, se quisermos, para dentro dos universos pessoais de quem os usa. o Tito foi abrindo caminho com as suas palavras, as suas perguntas, e a conversa fluiu tão "em casa" que o tempo passou num instante e a memória que guardo tem qualquer coisa de (como ele próprio disse que esperava que acontecesse) um lugar meu.
quero muito agradecer também a todo o público que lá esteve e que tornou esta noite uma noite entre amigos, que ouviu com tanta atenção, com tanta simpatia, e que (temos isto combinado há muito tempo;)...) cantou comigo todas as canções. porque é bom ser "por outras palavras" mas também sabe bem quando são as mesmas palavras que nos unem.