domingo, janeiro 29, 2006

match point



ontem por fim o meu filhote melhorou da constipação e consegui ir ao cinema. a vida ( para alguns, pelo menos ) divide-se em antes e depois de ser fácil ir ao cinema. "antes" é como ir tomar um café, fazer umas compras, é um projecto equivalente a isso. "depois" é quando fica tão complicado como organizar uma expedição para escalar o Everest. mas pronto, ontem fui mesmo ver o "Match Point" e adorei. há muito tempo que não gostava tanto de um filme, em geral. também há muito tempo que não gostava tanto de um filme do Woody Allen. o argumento é fantástico, inteligente, cheio de um humor desencantado onde, sem grande drama ( ou será esta apatía um sintoma de pânico total? ), quase todos nos revemos hoje em dia. toca-nos num ponto tão sensível como sermos capazes de aceitar que existe uma grande dose de acaso e de sorte no rumo das nossas vidas, que escapa completamente ao que podemos controlar e dominar. a falta de sentido custa e dói mas é uma probabilidade muito forte. resta-nos continuar a tentar encher de sentidos os gestos, as palavras, os momentos e a esperar que, em cada jogada, a bola caia do lado certo da rede.


http://www.matchpoint.dreamworks.com/main.html

terça-feira, janeiro 24, 2006

www.woodyallen.com


ía ver hoje o "Match Point" mas depois não foi possível e vai ficar para outro dia desta semana. ( mesmo! digo eu...) estou curiosa. tenho ouvido dizer muito bem do filme e apetece-me imenso uma história do Woody Allen, mesmo sem Nova York, sem Woody Allen, até mesmo sem as referências e piadas esquizoneuróticas só dele que já me disseram não fazer parte deste argumento. mas pronto, não deu para ir ao cinema mas fica aqui um "efeito colateral" do meu plano falhado...

segunda-feira, janeiro 16, 2006

estrada


tenho tido imensas saudades de concertos e ontem, com o blog da Ana e as sugestões de partilha dos nossos melhores momentos, fiquei ainda com mais saudades. apesar de precisar mesmo deste tempo para escrever e concentrar-me nos temas novos e preparar outro disco, a "estrada" é um "lugar" especial. é um encontro não só com o público, que nos dá sentido e nos faz querer dar sempre o que somos de melhor, mas também com a equipa toda com quem se projecta e realiza cada espectáculo, e é um encontro que enche a alma. gosto muito de tocar ao vivo. gosto muito de estar no palco. gosto muito de vos ver e de vos ouvir cantar comigo. não há nada no mundo de que eu goste mais. para isso ser possivel, assim, com essa confiança, é preciso ter connosco pessoas que são as certas, que dão segurança e nos fazem sentir que, seja qual for o problema que possa surgir na construção e preparação do espectáculo, ele vai ser resolvido com o máximo rigor.
a Ana Moitinho é minha manager e também road manager, porque faz estrada connosco, e trabalhar com ela é muito, muito bom. não só por esse rigor mas também pela paixão que ela sente de uma forma intensa e genuína pelo seu trabalho, pelos seus amigos e companheiros e pelos seus projectos. também acho que sem essa paixão nada disto faz sentido nem vale a pena. é que fazer estrada para nós continua a ser sempre cumprir o nosso maior sonho, aquele que alimentou de força e luz cada um dos momentos investidos em estar aqui, aqueles momentos todos em que, às vezes tão sozinhos, teimámos em aprender, em experimentar a música e as palavras de uma maneira só nossa, em contrariar outras vontades e construir o nosso caminho com muito mais céu do que chão. e estar aqui hoje é bom, com todas as pessoas que fazem parte deste projecto.
deixo-vos um link www.nunoallan.com porque o Nuno, que é o meu queridíssimo baixista :) e pessoa maravilhosa de quem sou muito, muito amiga gravou um disco de originais e vai apresentá-lo em concertos brevemente. e o João Barbosa também, guitarrista da nossa banda, grande músico e grande amigo, vai lançar um disco ainda este mês com o seu projecto "Gota". o pessoal anda todo numa fase muito criativa:) este vai ser um ano BOMMMMM!!!!!!

domingo, janeiro 15, 2006

ANACRONIOS


ah! então era isso que vocês andavam a combinar?! o BLOG! bem me parecia que havia aí muita conversa e muito mistério!;)
Ana, fico muito feliz por te teres decidido por fim ( com a ajuda técnica da Janica, a quem também costumo "cravar" ajuda a toda a hora...pois...) a "inaugurar" o teu blog. tu arranjas tempo até onde não há quando te apaixonas pelas coisas e acho mesmo que esta vai ser uma história de paixão. anacronios.blogspot.com fica muito bem!!!! e enquanto procuras o significado perdido de "acrónios" vais de certeza ter tempo e espaço, neste novo lugar que criaste, para te encontrares a ti, em tudo o que a falta de tempo e de espaço para poder partilhar o que nos toca mais fundo nos faz tantas vezes esquecer.
não te esqueças de incluir o roteiro gastronómico, um dia destes, está prometido!!!!:)

quinta-feira, janeiro 12, 2006

a alma cheia



pouca coisa... uma prancha de surf e uma bicicleta. e a alma cheia de chão e de céu.

terça-feira, janeiro 10, 2006

o inverno

tenho saudades de noites de Verão, do sabor de uma imperial quando faz muito calor, do sol a entrar quente pela janela e do entardecer tardío a fazer os dias mais longos e as noites a escurecer à hora que é a certa. a pele mais morena e a roupa mais leve, os passeios de bicicleta ao fim da tarde, as coisas que se combinam quando o tempo nos dá tempo. tem-se visto o sol mas é um tremendo engano. abre-se a janela e o sol, afinal, vem embrulhado num ar gelado que se cola à ponta do nariz e fica lá agarrado quase para sempre e, como se fosse pouco, às seis da tarde cai do céu, interminável, uma noite escura...

tudo bem, confesso, eu sou a pessoa que mais odeia o inverno que eu conheço!

quarta-feira, janeiro 04, 2006

"doido por ti"



ofereceram-me este livro no Natal. adorei a série e estou a gostar imenso também de ler o livro. começa logo com uma ideia fantástica: a primeira página do primeiro capítulo é a página 145 e, de facto, tira logo ao leitor aquele peso insuportável de nunca mais passarmos das primeiras páginas e ainda faltar imenso para nos sentirmos "por dentro da situação". começas a ler e já és "dono" do livro;) já vais na página 145, então!... depois começa a lista das mais banais peripécias das nossas vidas e vamo-nos reconhecendo nas histórias, nas manías quase sempre ridículas e difíceis de explicar, nos gestos, no que queremos a todo o custo esconder do mundo e dos outros, no que queremos muito partilhar, nas relações que temos, nos momentos de solidão, e descobrimos o humor, um lado muito, muito cómico, em tudo o que antes era simplesmente quase indiferente. aconselho! principalmente para quem viu a série porque vai ler as partes dela com a voz e a imagem da insuperável Helen Hunt.

domingo, janeiro 01, 2006

estas não são as férias ideais para se descansar... fica-se rebentado, exausto, e assim que acabam os motivos para festejos e noitadas eis que não sobra um dia para recuperar. amanhã começa tudo de novo, no auge da podridão... mas amanhã começa mesmo tudo de novo:) um ano novinho em folha, com os dias todos outra vez do princípio para podermos recomeçar. este ano de certeza que vamos todos fazer o que no ano passado acabámos por não conseguir: organizar e aproveitar muito bem o tempo. deve haver um truque... deve ser preciso fazer uma lista logo no primeiro dia útil a seguir à confusão ou então acertar na agenda que se compra. uma agenda é o ano inteiro nas nossas mãos, em branco. é preciso tomar logo conta dela antes que ela tome conta de nós. desejo-vos a todos um ano de 2006 muito, muito feliz, vivido em cheio! agarrem-no com força e encham-no de histórias, de viagens, de encontros, de desejos, de tudo o que for mesmo importante para cada um de vocês.
um abraço enorme!